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HybridStrategies
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Re: Escape From The Cosmic Abyss

Qui Fev 08, 2018 1:43 pm

No devlog de hoje, como prometido, vou falar um pouco sobre o desenvolvimento da arte dos "obstáculos" do jogo! Eles deram muito mais trabalho do que previ, mas aprendi bastante sobre animação quadro a quadro:

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O processo foi similar ao da animação do personagem, mas muito mais lento. Como essa animação tinha varias partes de sobreposições, e um "tentaculo" deve estar tanto acima quanto abaixo do outro, não consegui bolar um jeito de resolver isso em uma animação "cutout" ou com bones, como no personagem. Assim decidi optar pelo proceso tradicional de animação, o quadro a quadro.

Pra isso usei o Krita, o mesmo programa open source que venho usando para fazer toda a arte do jogo, já que ele também tem recursos de animação. Foi um processo divertido e cheio de aprendizagem enquanto eu fazia os rascunhos das animações e descobria as melhores poses chave pra cada animação:

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Melhor velocidade: https://gfycat.com/FlippantIllegalGalapagossealion

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Melhor velocidade: https://gfycat.com/WarlikeHighlevelHydra

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Melhor velocidade: https://gfycat.com/IdioticTenseFieldmouse


Mas levar essas animações de "sketch" a forma final, demorou bem mais do que eu esperava. Como cada cor que eu decidisse adicionar significaria ter que fazer um repasse por todos os frames de animação, decidi por esse acabamento simples de apenas duas cores, uma base e uma pra "luz". O que combinou para esse jogo porque quero que o "inimigo" seja algo como uma "escuridão viva".

Mas se eu tivesse que refazer, faria uma animação simples com "bones", sem me importar com as sobreposições. Depois, se o software permitisse, usaria um tipo de mascara para "apagar" as partes sobrepostas, e animaria somente essa "mascara" de forma quadro a quadro. Se não fosse possível pelo software em si, exportaria os pngs, importaria no krita, e faria esse esquema da "mascara quadro a quadro" nele.

E ae, alguém como mais experiencia em animação tem alguma sugestão? Qual seria sua abordagem pra esse problema? Acho que o "Dragonbones" não tem esse esquema de mascara, mas alguém que já tiver usado o "Spine" sabe dizer se ele tem?

Bom, agora que tenho todas as animações dos obstáculos, só falta a animação de "atirar" e de "morrer" do player! Vou correndo fazer elas pra poder colocar tudo no jogo! Quem sabe nos próximos dias tem uma versão nova no itch.io

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