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[Game Maker] Como um colisor pode acompanhar um objeto.

Qua Mai 30, 2018 11:10 am

Bom dia
Desenvolvedores.

Então tenho um objeto que aprendi a fazer neste fórum. Segue o link https://tgmbrasil.com.br/viewtopic.php?f=108&t=1766&p=7141&hilit=image_scale#p7141

Porem o colisor(collison) não acompanha o objeto, eu preciso que este colisor "estique" igual ao objeto. (cima/baixo)

Como fazer isso?

Desde  agradeço.

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Re: [Game Maker] Como um colisor pode acompanhar um objeto.

Qua Mai 30, 2018 12:05 pm

Olá
Eu não sei se entendi o que você quer fazer, parece que você quer que o seu colisor acompanhe o tamanho do objeto que colide com ele, certo?
Eu nunca fiz isso, mas acho que há riscos disso quebrar o jogo (não sei como seu jogo funciona, então posso estar falando bobeira), acho (não tenho certeza) que você pode usar as funções de sprite widh/height para isso, de novo nunca tentei fazer algo do tipo, depois posso fazer uns testes e ver se consigo fazer funcionar.
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Re: [Game Maker] Como um colisor pode acompanhar um objeto.

Qua Mai 30, 2018 12:56 pm

Blz None,

Então cara, no meu game quando o objeto esticar para cima ele vai colidir com objeto power up e ativa-loo mesmo vale para baixo.

Como fazer isso? Uso o image_scale?

Obrigado None.




 
 
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Re: [Game Maker] Como um colisor pode acompanhar um objeto.

Qua Mai 30, 2018 10:28 pm

O que eu não consigo entender é o espaço físico do seu jogo.
Tem como você tirar um print de como o jogo é e explicar o que você quer daí?

Porque o que você deseja é que ele seja dependente do objeto que estica, se for apenas isso, você pode usar uma variável global para aumentar todos ao mesmo tempo, ou tentar espelhar os atributos do seu objeto aos colisores, mas não tenho certeza do que você quer porque não faço ideia do espaço do seu jogo.
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Re: [Game Maker] Como um colisor pode acompanhar um objeto.

Qui Mai 31, 2018 6:30 pm

Blz None

Segue o link da área do game https://uploaddeimagens.com.br/imagens/area_do_game-png/mostrar-codigo

Fiz uma room especifica para o Power Up.

Obrigado pela ajuda None.
 
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Re: [Game Maker] Como um colisor pode acompanhar um objeto.

Sex Jun 01, 2018 1:15 am

Eu dei uma fuçada e consegui fazer usando duas variáveis globais, uma cuida da parte superior da sprite e outra da parte inferior, e no draw_sprite_pos tanto do player quanto do sensor eu usei estas variáveis globais como base para os valores do y, vou colocar aqui o código.

Create_event

global.cima = 0;
global.baixo = 0;
//Isso deveria ficar em um objeto de controle




Step_event


/// @description Insert description here
// Movimento
if (keyboard_check(ord("W"))) y -= 5;
if (keyboard_check(ord("S"))) y += 5;
if (keyboard_check(ord("A"))) x -= 5;
if (keyboard_check(ord("D"))) x += 5;



//Aumentando

if (keyboard_check(vk_shift))
{
 if (keyboard_check(vk_up)) global.cima--;
 if (keyboard_check(vk_down)) global.baixo++;
}

//Diminuindo

if (keyboard_check(vk_control))
{
 if (keyboard_check(vk_up)) global.cima++;
 if (keyboard_check(vk_down)) global.baixo--;
}






Draw_event


draw_sprite_pos(sprite_index, image_index,
x, y+global.cima, 
x+sprite_width, y + global.cima, 
x+sprite_width, y+sprite_height + global.baixo, 
x, y+sprite_height + global.baixo, 
1);




Tudo isso é código do player, note que a sprite que eu usei inicia na parte superior esquerda, por isso eu não precisei criar o xx e yy como no outro post, mas se você modificou a origem de sua sprite isso é necessário.
Eu criei dois metodos para alterar o tamanho, um para aumentar e outro para diminuir (não sei como você trata nada disso, então isto pode ser inútil para você).
Conforme eu altero meu tamanho as variáveis globais que cuidam disso, e quando eu desenho o jogador eu aplico estas informações a elas, o draw event do jogador e do sensor é IDENTICO, então é só copiar e colar que funciona.

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar =)
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Re: [Game Maker] Como um colisor pode acompanhar um objeto.

Sex Jun 01, 2018 11:31 am

Blz None

Então cara não funcionou, ele aumenta de uma forma estranha e o colisor também continua a mesma coisa.

Obrigado pela ajuda.
 
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Re: [Game Maker] Como um colisor pode acompanhar um objeto.

Sex Jun 01, 2018 11:31 am

Blz None

Então cara não funcionou, ele aumenta de uma forma estranha e o colisor também continua a mesma coisa.

Obrigado pela ajuda.
 
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Re: [Game Maker] Como um colisor pode acompanhar um objeto.

Sex Jun 01, 2018 6:09 pm

Como assim estranho? O efeito de aumentar já estava funcionando antes, correto? Eu fiz aquele modelo de aumentar porque eu não tinha qualquer projeto base, você já tem o seu.

Na prática a única coisa que você precisa fazer é guardar o quanto esta sendo crescido dentro de variáveis globais e aplicar o valor destas variáveis ao sprite_pos.

Tem como você me mostrar como esta o seu efeito de aumentar? Assim eu posso tentar fazer de um jeito melhor
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Re: [Game Maker] Como um colisor pode acompanhar um objeto.

Sáb Jun 02, 2018 9:17 am

Blz None.

None, o efeito e o mesmo agora, mais o colisor continua sem funcionar, ele faz o efeito de esquitar, mas o objeto não colide como o objeto power up
e não ativar o power up. 

Duvida tenho que fazer isso usado o image_scale para o objeto?

Obrigado pela ajuda None.

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