DarlesLSF
Membro
Membro
Autor

Re: Dúvida sobre animações de batalha

Dom Set 23, 2018 6:53 pm

Sobre a animação não entendi muito bem, você diz, assim como no rpg maker aparecer novamente a seleção de ataque ou magia?

Não. Observa quando ele entra na batalha, ele fica naquela sprite em posição de batalha, se mexendo, antes de atacar. Depois que ele volta do ataque, essa animação da sprite fica estática, não se mexe, mesmo eu colocando no código a image_speed = 3.5.

Outra coisa: eu achei meio "cagado" o jeito que o jogador volta depois que ataca, eu estava pensando em fazer ele pulando ao ponto inicial. Pra fazer isso, eu deveria usar criar um path em forma de meio circulo ou dá pra fazer isso usando o move_towards_point?

Tags:

None
Colaborador
Colaborador

Seg Set 24, 2018 12:27 am

Para voltar a animação é só retornar a image_speed ao valor inicial.

O xstart e ystart são referentes apenas a room atual, teoricamente não haveria necessidade de criar uma variável para checar a posição, enfim.

Seu código possui uns problemas de abstração, você não pode NUNCA neste tipo de contexto se referir a um objeto diretamente.
Todas as vezes que você usou obj_inimigo1 você deve substituir por inimigo_atual, porque se não seu código inteiro vai estar referenciado um objeto especifico e caso na luta tenha algum outro inimigo ou duas instâncias do mesmo inimigo seu jogo vai dar problema (um exemplo é a cobra não mudando de cor).

A mesma lógica se aplica ao personagem principal, caso você queira herdar os códigos dele (ou duplicar mesmo) para outros herois você vai precisar parar de fazer referências absolutas e focar em referências relativas, você vai precisar tirar estas variaveis globais sobre a pose do herói e torna-las variaveis normais.

Sei que sua base são meus vídeos do youtube, mas conforme você for avançando na série você vai ver que eu foco nisso e explico como corrigir estes problemas, como aplicar a state machine (que deixa todo o trabalho MUITO mais fácil), mas este tipo de coisas é bom fazer antes de avançar muito no projeto.
Cachorro-quente!!!

Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

DarlesLSF
Membro
Membro
Autor

Seg Set 24, 2018 8:06 am

None escreveu:
Para voltar a animação é só retornar a image_speed ao valor inicial.

O xstart e ystart são referentes apenas a room atual, teoricamente não haveria necessidade de criar uma variável para checar a posição, enfim.

Seu código possui uns problemas de abstração, você não pode NUNCA neste tipo de contexto se referir a um objeto diretamente.
Todas as vezes que você usou obj_inimigo1 você deve substituir por inimigo_atual, porque se não seu código inteiro vai estar referenciado um objeto especifico e caso na luta tenha algum outro inimigo ou duas instâncias do mesmo inimigo seu jogo vai dar problema (um exemplo é a cobra não mudando de cor).

A mesma lógica se aplica ao personagem principal, caso você queira herdar os códigos dele (ou duplicar mesmo) para outros herois você vai precisar parar de fazer referências absolutas e focar em referências relativas, você vai precisar tirar estas variaveis globais sobre a pose do herói e torna-las variaveis normais.

Sei que sua base são meus vídeos do youtube, mas conforme você for avançando na série você vai ver que eu foco nisso e explico como corrigir estes problemas, como aplicar a state machine (que deixa todo o trabalho MUITO mais fácil), mas este tipo de coisas é bom fazer antes de avançar muito no projeto.

Muito obrigado pelas dicas, vou tentar adaptar tudo e melhorar kkk.
Sò fiquei na dúvida ainda quanto ao xstart e o ystart. Eu preciso declará-los no Create antes de usá-los ou posso simplesmente colocá-los dentro do código?

Zalliant
Programador
Programador

Contato:

Seg Set 24, 2018 11:40 am

Sò fiquei na dúvida ainda quanto ao xstart e o ystart. Eu preciso declará-los no Create antes de usá-los ou posso simplesmente colocá-los dentro do código?

O xstart e o ystart é a posição inicial do objeto, não precisa declará - los não.
Também é possível altera - los.

DarlesLSF
Membro
Membro
Autor

Ter Set 25, 2018 9:27 am

Aproveitando o tópico, tem algum meio de fazer ele não voltar em linha reta, mas sim como o gráfico abaixo?
Imagem

Zalliant
Programador
Programador

Contato:

Ter Set 25, 2018 10:11 am

Bom dia,
Huum, creio que poderia usar path amigo.
Dei uma experimentada, você pode criar um path:
path_start(path,speed,endaction,absolute);
speed: A velocidade positiva faz ele seguir o caminho, já caso negativo é o inverso.
endaction: Ação final, aqui diz o que será feito quando for atingido a posição final, no caso 0 é para parar.
absolute: Diz se é relativo ao personagem ou a room, no caso false é relativo ao personagem.

DarlesLSF
Membro
Membro
Autor

Ter Set 25, 2018 1:06 pm

Zalliant escreveu:
Bom dia,
Huum, creio que poderia usar path amigo.
Dei uma experimentada, você pode criar um path:
path_start(path,speed,endaction,absolute);
speed: A velocidade positiva faz ele seguir o caminho, já caso negativo é o inverso.
endaction: Ação final, aqui diz o que será feito quando for atingido a posição final, no caso 0 é para parar.
absolute: Diz se é relativo ao personagem ou a room, no caso false é relativo ao personagem.

Conseguir fazer ele voltar do jeito que eu queria graças a sua ajuda. Obrigado mais uma vez :D

Zalliant
Programador
Programador

Contato:

Ter Set 25, 2018 1:26 pm

Que isso amigo
DanielLSF, eu gostaria de ver como está indo o seu game, poderia nos enviar um .exe ?

DarlesLSF
Membro
Membro
Autor

Ter Set 25, 2018 2:11 pm

Zalliant escreveu:
Que isso amigo
DanielLSF, eu gostaria de ver como está indo o seu game, poderia nos enviar um .exe ?

Por enquanto tô só montando o sistema de batalha, criei o mapa da batalha e o mapa que leva a batalha.
Faz pouco tempo que comecei a mexer no game maker. Antes eu usava o rpg maker, então tô meio que me baseando nele pra fazer as coisas no GM. Só que aqui há funções novas pra mim, que simplificam um eito de trabalho haha
Mas assim que eu finalizar essa parte, começo o enredo e posto aqui uma demo.

Zalliant
Programador
Programador

Contato:

Ter Set 25, 2018 2:28 pm

Opa maravilha,
Qualquer duvida meu cara pode perguntar, caso eu não saiba há muito aqui melhores que eu.
Abraços