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Criar fumaça

Qui Jan 24, 2019 9:16 pm

Boa noite, estou tentando criar um efeito de fumaça no GM 1.4. Quero que quando o objeto seja criado, apareça uma fumaça.
Até o momento fiz esse código, porém sem sucesso:
fumaca = part_system_create();
part_system_depth(fumaca, -1);
fumaca2 = part_type_create();
part_type_shape(fumaca2, pt_shape_smoke);
part_type_scale(fumaca2, 1, 1);
part_type_size(fumaca2, 100, 200, 1, 0);
part_type_life(fumaca2, 30, 90);


Eu utilizei também o código abaixo, porém o tamanho dele não muda, mesmo colocando um valor maior que 1:
effect_create_above(ef_smoke, magia9_a.x, magia9_a.y - (i * 10), 1, c_gray);


Como faço para que apareça a fumaça utilizando o primeiro código e que o tamanho dela seja +- entre 100-200 pixels, tanto de largura quanto de comprimento.

Editado:
Pesquisando por ai, vi que faltava um emissor pra minha particula kkk
fumaca = part_system_create();
part_system_depth(fumaca, -1);
fumaca2 = part_type_create();
part_type_shape(fumaca2, pt_shape_smoke);
part_type_scale(fumaca2, 1, 1);
part_type_size(fumaca2, 2, 4, .2, 0);
part_type_colour1(fumaca2, c_white);
part_type_alpha1(fumaca2, 1);
part_type_life(fumaca2,1, 10);
emissor_fumaca = part_emitter_create(fumaca);
part_emitter_region(fumaca, emissor_fumaca, obj_jogador.x - 50, obj_jogador.x + 50, obj_jogador.y - 10, obj_jogador.y + 10, ps_shape_ellipse, ps_distr_gaussian);
part_emitter_stream(fumaca, emissor_fumaca, fumaca2, 1);


Dai ficou assim (ignorem a barra preta, caguei na hora de gravar com o OBS):
Imagem
Editado pela última vez por DarlesLSF em Qui Jan 24, 2019 9:41 pm, em um total de 1 vez.
 
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Re: Criar fumaça

Qui Jan 24, 2019 9:23 pm

Essa é uma questão interessante.
Porque cada shape de partícula tem um tamanho próprio, daí o jeito é ir no chute até achar o tamanho mínimo e máximo do seu agrado.

Em size inc você pode colocar um valor negativo também, e o wingle permite que ele altere aleatoriamente o tamanho da partícula (o ideal é deixar em 0 se você quer um efeito mais "comportado").

Não esqueça que com o sistema de partículas você precisa de um emitter, definir a região dele e o tipo.
Cachorro-quente!!!

Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
 
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Re: Criar fumaça

Qui Jan 24, 2019 9:42 pm

None escreveu:
Não esqueça que com o sistema de partículas você precisa de um emitter, definir a região dele e o tipo.

Sim, eu vi isso depois que postei kk
 
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Re: Criar fumaça

Qui Jan 24, 2019 9:49 pm

DarlesLSF escreveu:
Boa noite, estou tentando criar um efeito de fumaça no GM 1.4. Quero que quando o objeto seja criado, apareça uma fumaça.
Até o momento fiz esse código, porém sem sucesso:
fumaca = part_system_create();
part_system_depth(fumaca, -1);
fumaca2 = part_type_create();
part_type_shape(fumaca2, pt_shape_smoke);
part_type_scale(fumaca2, 1, 1);
part_type_size(fumaca2, 100, 200, 1, 0);
part_type_life(fumaca2, 30, 90);


Eu utilizei também o código abaixo, porém o tamanho dele não muda, mesmo colocando um valor maior que 1:
effect_create_above(ef_smoke, magia9_a.x, magia9_a.y - (i * 10), 1, c_gray);


Como faço para que apareça a fumaça utilizando o primeiro código e que o tamanho dela seja +- entre 100-200 pixels, tanto de largura quanto de comprimento.

Editado:
Pesquisando por ai, vi que faltava um emissor pra minha particula kkk
fumaca = part_system_create();
part_system_depth(fumaca, -1);
fumaca2 = part_type_create();
part_type_shape(fumaca2, pt_shape_smoke);
part_type_scale(fumaca2, 1, 1);
part_type_size(fumaca2, 2, 4, .2, 0);
part_type_colour1(fumaca2, c_white);
part_type_alpha1(fumaca2, 1);
part_type_life(fumaca2,1, 10);
emissor_fumaca = part_emitter_create(fumaca);
part_emitter_region(fumaca, emissor_fumaca, obj_jogador.x - 50, obj_jogador.x + 50, obj_jogador.y - 10, obj_jogador.y + 10, ps_shape_ellipse, ps_distr_gaussian);
part_emitter_stream(fumaca, emissor_fumaca, fumaca2, 1);


Dai ficou assim (ignorem a barra preta, caguei na hora de gravar com o OBS):
Imagem



Em vez de perder tempo, você pode baixar o Particle Designer 2.5, ele cria partículas totalmente customizáveis pro Game Maker:
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Re: Criar fumaça

Qui Jan 24, 2019 10:55 pm

Foxy Of Jungle escreveu:
DarlesLSF escreveu:
Boa noite, estou tentando criar um efeito de fumaça no GM 1.4. Quero que quando o objeto seja criado, apareça uma fumaça.
Até o momento fiz esse código, porém sem sucesso:
fumaca = part_system_create();
part_system_depth(fumaca, -1);
fumaca2 = part_type_create();
part_type_shape(fumaca2, pt_shape_smoke);
part_type_scale(fumaca2, 1, 1);
part_type_size(fumaca2, 100, 200, 1, 0);
part_type_life(fumaca2, 30, 90);


Eu utilizei também o código abaixo, porém o tamanho dele não muda, mesmo colocando um valor maior que 1:
effect_create_above(ef_smoke, magia9_a.x, magia9_a.y - (i * 10), 1, c_gray);


Como faço para que apareça a fumaça utilizando o primeiro código e que o tamanho dela seja +- entre 100-200 pixels, tanto de largura quanto de comprimento.

Editado:
Pesquisando por ai, vi que faltava um emissor pra minha particula kkk
fumaca = part_system_create();
part_system_depth(fumaca, -1);
fumaca2 = part_type_create();
part_type_shape(fumaca2, pt_shape_smoke);
part_type_scale(fumaca2, 1, 1);
part_type_size(fumaca2, 2, 4, .2, 0);
part_type_colour1(fumaca2, c_white);
part_type_alpha1(fumaca2, 1);
part_type_life(fumaca2,1, 10);
emissor_fumaca = part_emitter_create(fumaca);
part_emitter_region(fumaca, emissor_fumaca, obj_jogador.x - 50, obj_jogador.x + 50, obj_jogador.y - 10, obj_jogador.y + 10, ps_shape_ellipse, ps_distr_gaussian);
part_emitter_stream(fumaca, emissor_fumaca, fumaca2, 1);


Dai ficou assim (ignorem a barra preta, caguei na hora de gravar com o OBS):
Imagem



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Obrigado meu jovem, vou testá-lo :D
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