danielmoura
Novato
Novato
Autor

Open Source Fighting Game Engine [HAMOOPI] v.14b (Hadouken)

Dom Nov 13, 2016 4:20 pm

HAMOOPI logo

Nome: HAMOOPI
Versão: 1.4.1763
Descrição: Jogo de Luta Open Source feito no Game Maker Studio. "HAMOOPI" é um acrônimo de "Half-Moon Punch", ou "Meia Lua Soco", uma maneira muito brasileira e particular de se referir ao movimento de soltar um hadouken, movimento clássico e emblemático dos games de luta. Esta é uma Engine Profissional feita no Game Maker, projeto que ainda está no início (começou em Novembro/16) mas que está evoluindo rapidamente e muito bem.

Controles: Direcionais. ASD (Socos) ZXC (Chutes)
Versão atual: 14b (Hadouken)
Download: http://www.mediafire.com/file/axu46b7x7cjjapj/HAMOOPIv14b.rar <- Leia o Histórico de versões ABAIXO para ver as novidades!

Imagens e Videos: 
Imagem

< FSM (Finite State Machine) / Maquina de Estados Finitos>

< HISTÓRICO DE VERSÕES >

SPOILER: Clique para ver o conteúdo

< Outros Sistemas, Mecanismos Derivados e Estudos Específicos >

Thx
Editado pela última vez por danielmoura em Qua Mar 22, 2017 12:16 pm, em um total de 25 vezes.

Tags:

Markito
Colaborador
Colaborador

Re: Open Source Fighting Game Engine [SFKOFE] v.004

Qui Nov 17, 2016 7:51 pm

Bacana cara! Tinha um projeto desse de um membro lá dos tempos da forumeiros, mas que ficou perdido no tempo, fucei no webarchive e nas buscas e não achei :/ Eu nem lembro o nome direito na verdade. O uso de FSM é engenhoso (com direito a gráfico também), só achei usar variáveis separadas para cada o valor de tempo de cada frame e objetos separados pra cada estado um pouco trabalhoso. Mas como comentado no código, creio que quando passar a usar .INIs isso vai mudar :hmm:

Movido para Game Maker.

Superbomber
Experiente
Experiente

Sex Nov 18, 2016 5:08 pm

1) Recomendo usar imagens próprias. A comunidade open-source não gosta nada de conteúdo pirata. Faz uns sticks quaisquer, a ideia é ser apenas uma engine mesmo e não game.
Depois é só ir atrás de algum contribuinte que colabore com imagens.

2) E (só) então, pode usar o GitHub para upar o código-fonte. É simples e rápido de usar.

Trabalho interessante. Irei acompanhar, bye. :flw:
1
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

guimaraf
Colaborador
Colaborador

Contato:

Sex Nov 18, 2016 9:46 pm

Realmente muito bom, as animações bem sincronizadas, com boa velocidade, bem fiel ao SF3. 
Bom que muitos podem estudar e contribuir com o código.
1

danielmoura
Novato
Novato
Autor

Sáb Nov 19, 2016 4:17 pm

Markito: Obrigado por mover para a seção correta :)

Superbomber: Concordo com você. Infelizmente não é tão fácil assim achar colaboradores, acredito que isso irá mudar conforme a evolução do projeto. Ao utilizar sprites prontos eu deixo bem claro que o foco aqui é a programação e análise minuciosa do funcionamento do SF. GitHub será usado quando o projeto estiver um pouco mais encorpado. E é claro a engine será distribuida sem personagens de jogos comerciais, igual ao Mugen.

Guimaraf: A velocidade de animação estará bem melhor na versão 05. Estou contando o tempo de cada frame de animação do Ryu para que a animação fique idêntica ao original. Isso interfere diretamente na jogabilidade. 

Obrigado a todos

guimaraf
Colaborador
Colaborador

Contato:

Dom Nov 20, 2016 1:03 am

danielmoura escreveu:
Markito: Obrigado por mover para a seção correta :)

Guimaraf: A velocidade de animação estará bem melhor na versão 05. Estou contando o tempo de cada frame de animação do Ryu para que a animação fique idêntica ao original. Isso interfere diretamente na jogabilidade. 

Obrigado a todos

Acabei de testar a versão 005, ficou bem fluido as animações, vi algumas coisas erradas, não sei se é falta de animação ou erro ao rodar elas.
Quando o personagem pula neutro "acho que só tem pulo neutro mesmo" e aperta o soco médio, a animação que está rodando é do soco forte, do soco forte roda do soco médio.

Com o personagem abaixado, o soco fraco e médio roda a mesma animação, que é do soco fraco.

Outra coisa que notei também é a forma que o executável trabalha, reparei nas outras versões também, mesmo com os arquivos já na pasta correta do personagem, as imagens não são carregadas, sendo necessário mandar rodar o bat que faz justamente a cópia dos arquivos do personagem para a pasta específica. Eu não entendi o motivo da obrigação de rodar o bat para copiar, sendo que os arquivos já estão na pasta.
Um abraço e boa sorte com o projeto.

danielmoura
Novato
Novato
Autor

Re: Open Source Fighting Game Engine [HAMOOPI] v.005

Dom Nov 20, 2016 8:08 am

Guimaraf: A animação do Street Fighter 3 é assim mesmo. Eu não sei se a Capcom mudou isso em outras revisões do jogo. Estou com a versão SF3 Fight for the Future...
Imagem
Nota: Essas animações correspondem ao PULO NEUTRO + Socos

A mesma coisa para os socos fraco e medio abaixados. Usam as mesmas imagens, so muda o tempo de animação.
Quanto ao processo de copiar os arquivos para a pasta "%localappdata/<nome do aplicativo>" isso se deve a uma limitação do Game Maker. Eu não sei se é possível ler arquivos diretamente do local aonde está o executável, se isso for possível eu gostaria muito de saber :)

guimaraf
Colaborador
Colaborador

Contato:

Re: Open Source Fighting Game Engine [HAMOOPI] v.005

Dom Nov 20, 2016 10:59 am

danielmoura: Eu peguei meu Mame aqui e testei o jogo, eu acabei me confundindo mesmo, reparei aqui que o soco para baixo é usado para pulos na diagonais com soco forte e também com pulo neutro e soco médio,  já no chão ao contrário dos outros jogos da franquia, o que muda é apenas a velocidade da animação.
Quando se referir a uma versão específica do SF3, pode falar que essa é a ST33S.

danielmoura
Novato
Novato
Autor

Re: Open Source Fighting Game Engine [HAMOOPI] v.007

Qua Nov 30, 2016 11:14 am

O pequeno grande problema das resoluções.
Recentemente alterei a resolução do jogo para HD 720p, e fiz um comparativo entre vários sprites de jogos mais conhecidos.
 O Sprite do Ryu SF3TS precisa ser redimensionado em 3.33x para manter a mesma proporção do game original.
O problema é que cada sistema usa uma resolução diferente :)
Imagem
1- Ryu SF1
2- Ryu SF2
3- Liu Kang MKII
4- Kyo KOFXIII
5- Sol Guilty Gear
6- Sagat SSF2THD
7- ParaSoul SkullGirls
1

guimaraf
Colaborador
Colaborador

Contato:

Re: Open Source Fighting Game Engine [HAMOOPI] v.007

Qua Nov 30, 2016 11:47 am

Excelente Daniel, para ficar melhor organizado, coloque dentro de "[spoiler]" o histórico das versões, assim deixa o tópico mais limpo. 

Sobre as resoluções é algo bem complicado mesmo, eu já brinquei "editei" bastante no Mugen, era realmente complicado manter as proporções dos personagens, já que cada jogo utiliza um tamanho específico, pois se adequava as TV e arcades da época,

Obs.: Foi baixar a versão 0.07 e foi detectado vírus.