Tutoriais & Aulas
Colaborador
Colaborador
Autor

[NET] [Tutorial] Google Play Conquistas - Parte 2

Sex Abr 29, 2016 11:45 am

Autor original: DooMan

Tutorial: Google Play Archivements ou Google Play Conquistas

Usei o GMS 1.3 para criar esse tutorial.

Dividi o tópico em 2 para ficar mais facil o entendimento.
Tópico anterior: Google Play Conquistas - Parte 1

Passo 3: Vá no Game Maker e entre na aba "Global game settings

E depois na aba [1] "Android", Depois na aba [2] Social, marque a opção [3] "Enable Google Services"

Depois você irá colocar o ID do seu app, indo no console de desenvolvedor, serviço de jogo [icone do joystick] e pegar os números, que aparecem do lado da foto do seu jogo e em baixo do nome do serviço do seu jogo

Isso deverá fazer com que a Google identifique seu jogo como sendo da rede de conquista na questão de jogos, que aparece a tela de "conectado com a google play games" no inicio do jogo.

Clique em ok.

Bom agora com o Game Maker Aberto, vamos criar um objeto conquistas
Vá em Events, Mouse, Left pressed
e cole o código
if os_is_network_connected()
        {
            if (!achievement_login_status())
                {
            achievement_login()
                }
             if achievement_available()
               {
                achievement_post ("[id de conquistas que você criou]", 100);
               }
        }

Dessa maneira, assim que você clicar na tela do seu celular, esse código deverá fazer com que a sua conquista seja seja exibida da seguinte forma:
Imagem

Como é uma conquista, com cada uma deverá acontecer apenas uma vez
Você pode empregar isso em alarms, algum evento ou algum score que o jogador atinge, ele recebe uma conquista diferente (exemplo do Midtown Jumper)

Bom galera, não tem como eu disponibilizar uma engine pois no momento eu to sem computador (aff... kkkk) e também as conquistas do jogo só funcionam se ele tiver sido baixado da google playstore... Dizem que tem a opção de desfazer isso, mas ainda não tive a oportunidade e nem tempo de explorar ao fundo essas funcionalidades...

Bom galera, então é isso, qualquer coisa se quiserem ver como ficaram em meus jogos, tenho como exemplo o
Fallen Angel
Midtown Jumper
E esse aplicativo que criei para um trabalho de faculdade aqui da cidade: Odonto EPI

Tags: