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[TUTORIAL] LuaSTG Editor - 1 - Iniciando

Dom Ago 05, 2018 9:19 am

Nome: Baixando e Iniciando um Projeto no LuaSTG (Editor)
Ferramenta e Versão: LuaSTG Editor 1.02

Parte 0 - "O que é isto?"

LuaSTG é um engine tanto para código quanto visual, focada em jogos estilo Touhou/Len'en, que é o que estaremos focando nesses tutoriais.
Essa engine foi feita para facilitar a criação de shmups (shoot'em'up, também conhecido como jogo de navinha), só que é extremamente obscura e desconhecida pois é chinesa e não tem traduções da documentação para o Inglês, quanto mais ao Português. Entretanto, toda a maquinaria no código e no editor (visual) é em inglês, somente com algumas partes em Chinês (algumas telas de erro), mas é de fácil entendimento. Esse engine é bem confundida com o jogo LuaSTG Activity, um fangame de Touhou.

Parte 1 - Configurando

Bem-vindo ao primeiro tutorial no editor LuaSTG. Primeiramente, vamos começar baixando ele. Já que estaremos utilizando o editor, você precisará baixar o Lua for Windows. Depois, baixe o LuaSTG Editor aqui e o extraia em alguma pasta.
Depois disso, abra essa pasta e navega para a pasta "editor", depois abra o arquivo "LuaSTG Editor.wx.wlua".

Parte 2 - Seu Primeiro Projeto

14 Depois disso uma janela como a da imagem ao lado irá aparecer. Esse é o editor LuaSTG.
15 Agora, clique no botão de "Novo Projeto" (26) e selecione uma pasta (ou crie uma se você não criou) para salvar o nosso projeto (tenha cuidado! O editor cria muitos arquivos de backup, então aconselho criar uma pasta especificamente para o editor). Por agora, selecione  "Single Spell Card".

Ok, ok, agora nosso "campo de administração" deve estar assim: 27

Clique na node (significa um "módulo" que você usa para compor seu projeto, como o node de spell card, pastas, etc) de Spell Card e depois em "Debug Spell Card" (25)

Esse vai ser o resultado: 16

Como pode ver, é um simples chefe, que não atira nada, e usa simples arquivos THlib (falaremos mais tarde disto). Mas você vê que é possivel criar facilmente uma rápida e básica spell card.

Que tal fazermos algumas balas agora?
Volte para o campo de administração (não se esqueça de fechar o jogo, se não as alterações não irão ser feitas) e veja o ícone de relógio (22) chamado "Create Task" na aba "Task". Ele serve para colocar quase todos os tipos de node, lembre-se disto.

Como pode ver, tem 3 setas em cima do campo de administração (18), e cada uma delas representa "a onde colocar o node".

23 para "Inserir Antes"
21 para "Inserir Depois"
20 para "Inserir como child"

Selecione "Inserir como child" e volte para a aba "Task" (17 e depois no campo de administração clique no pré-colocado "Create Task" e depois clique no node "Repeat". Depois, vá para a tab Bullet e clique em "Create Simple Bullets" (24). Você vê que o Repeat está como child do Create Task e o Create Simple Bullets está com child do Repeat.
Clique no node do Create Simple Bullets e do lado esquerdo uma tela de parâmetros aparecerá.
19

Aqui vai uma lista de coisas que você pode mudar:

  • Style - Tipo de bala
  • Color - Cor da bala
  • Position - Onde a bala vai nascer (nesse caso, self.x e self.y são as coordenadas do boss)
  • Number - Quantidade de balas
  • Interval - Intervalo em frames de quando as balas forem nascer
  • Velocity start - Velocidade da primeira bala disparada
  • Velocity end - Velocidade da última bala disparada
  • Angle - Ângulo que a bala vai ser atirada
  • Angle spread - Espaço em ângulo de cada bala
  • Aim to player - Se a bala vai ser mirada no jogador
  • Rotation velocity - Determina a rotação da bala (Girar)
  • Stay on create - Existir quando for criada
  • Destroyable - Se a bala pode ser destruida (por exemplo, por bombas)
  • Time - Quantidade de frames até a bala fazer o que ela foi designada a fazer
  • Rebound - Se a bala vai rebater nos cantos da tela (cima, esquerda e direita)

Revendo

Vimos hoje como e o que é o LuaSTG Editor. Me desculpa se o post ficou um pouco confuso ou desorganizado, não sou familiarizado em BBCode mas sim com outros estilo Mediawiki. Enfim, irei continuar esse tutorial se tudo for como planejado, se tiver alguma dúvida é só me contatar. (Ou esperar até o próximo).

Se não entendeu direito, você também pode dar uma olhada na versão em Inglês na Wiki de LuaSTG, feito por mim: http://en.luastg.shoutwiki.com/wiki/Tutorial_1_~_Downloading_and_Starting_a_Project_in_LuaSTG_(Editor) (Este foi meu primeiro tutorial escrito, os próximos (1, 2, 3 e assim por diante) tem um formato e estilo melhor e foram mais bem planejados)
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Re: [TUTORIAL] LuaSTG Editor - 1 - Iniciando

Dom Ago 05, 2018 10:55 am

Bem legal!
Tem algum jogo feito nele que tu possa mostrar (vídeo ou o link do jogo mesmo)?
Ou algo para ter uma ideia de como fica o produto final?
Cachorro-quente!!!

Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
 
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Re: [TUTORIAL] LuaSTG Editor - 1 - Iniciando

Dom Ago 05, 2018 11:07 am

Sim!
https://www.youtube.com/watch?v=D0UEwD1r9x0
http://senrishrine.boards.net/thread/708/ryanns-hideout
Esse vídeo mostra alguns jogos, e esse outro link tem alguns scripts (mini jogos) que eu fiz
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