Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Autor
Mensagens: 279
Registrado em: Sáb Ago 22, 2015 8:17 am
Karma: 375

[Unity][Tutorial]Usando a interface

Ter Mai 24, 2016 8:43 am

Usando a Interface
A janela principal do unity é bem volátil , você poderá deixar ela do jeito que mais lhe agradar. É possível ocultar e mostrar vários tipos de janelas, e cada uma tem uma função muito importante, aqui será explanado as principais delas:

Project :
 Essa janela serve para gerir os recursos que você tem em todo o projeto. Modelos, sprites, materiais, scripts, shaders, scenes, prefabs e mais um milhão de coisas. Os itens podem ser mostrados em miniatura, lista, e o tamanho pode ser modificado pela barrinha abaixo. Ele tem um sistema de pesquisa muito bom, bastando digitar o nome, ou escolher o tipo , permite também favoritar recursos. Uma coisa importante, antes de tudo, é que existem nomes reservados para pastas : Resources e Editor , elas são consideradas pastas especiais mas isso é assunto para outro dia.





Scene View:
 Aqui nessa janela, você poderá selecionar os objetos, modificar a posição , escala e rotação, é possível mudar de modo2d e modo3d, exibir em perspectiva ou ortogonal. Os Gizmos são pequenas miniaturas que representam coisas importantes do jogo ( como câmeras e  sons) já que não possuem uma imagem real, é possível usar "Gizmos 2D" , eles sempre ficaram do mesmo tamanho não importa a distancia ( eu uso assim ). Para se mover dentro da scene use o Mouse e o Scroll . 






Hierarchy :
 Essa janela mostra todas as instancias que você criou. É possível também ter objetos filhos de outros, ou seja, que herdam posição escala e rotação. Primeiramente, lembre-se que tudo , TUDO , TUDO MESMO são GameObjects. A câmera, é um GameObject com componente de câmera, um emissor de partículas é um GameObject com componente de emissor de partículas, um chão, uma luz, qualquer coisa que esteja ali na hierarquia é um GameObject. Você poderá criar vários tipos de GameObjects, mas lembre-se que cada scene deve ter pelo menos uma câmera . 

Se você abrir outra scene, a hierarquia será a daquela scene. É possível editar varias scenes ao mesmo tempo, mas isso também é conversa pra outro dia.


Inspector:
 O inspetor possui todos os componente do GameObject ou Asset selecionado, é possível editar vários ao mesmo tempo, mas apenas os 'componentes comuns a ambos' serão editáveis. Nele você poderá adicionar novos componentes ou excluir componentes, isso inclui o modelo , a sprite, o animador, a camera , os materiais, scripts, e todo o resto de recursos que o unity trás. O componente transform é impossível de ser excluído ( Componentes de UI usam uma transform diferente) . Se você tem duvida no que significam os valores , clique no livrinho azul com uma interrogação, ele vai abrir a página de ajuda sobre o componente atual.




Game  :
 Normalmente é uma aba junto ao SceneView, nesse modo, você pode ver e jogar o que você está fazendo. Basta clicar no botão de play. Mesmo com o jogo ativo você pode fazer alterações nos componentes em tempo real, mas, todas elas serão revertidas quando o jogo for finalizado.







No próximo tutorial : Criando uma cena

Me avisem de qualquer erro gramatical !
Editado pela última vez por Rodrigo Santiago em Seg Jun 06, 2016 8:53 am, em um total de 3 vezes.

Tags:
 
Avatar do usuário
Riccardoric
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: Seg Set 14, 2015 1:46 pm
Karma: 6

Contato:

Re: [Unity][Tutorial]Usando a interface

Ter Mai 24, 2016 4:52 pm

Ficou muito bom !!

Vou estar seguindo os seus tutoriais sobre o unity, pois já estava querendo há muito tempo. 
Única coisa é "distância" seria o correto nesse contexto, pois estamos falando de medida. Enquanto distancia é algo que vai se afastando, algo distante. Só falei porque tu avisou ali e por curiosidade mesmo xD.
Culpa de Redação!!: Clique para ver o conteúdo



Ótimo trabalho, Até mais!
 
Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 461
Registrado em: Ter Mai 31, 2016 3:35 am
Localização: Contagem-MG
Karma: 1087

Contato:

Re: [Unity][Tutorial]Usando a interface

Dom Nov 20, 2016 11:30 am

Para explicação dos blocos da engine, o tamanho das imagens não vai interferir, agora se quer alguma coisa de dentro dos blocos, pode utilizar o "[spoiler]" que vai ficar bem melhor.
 
Avatar do usuário
Denis Lemos
Membro
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: Ter Set 22, 2015 2:56 am
Karma: 50

Re: [Unity][Tutorial]Usando a interface

Dom Nov 20, 2016 4:22 pm

Uma das coisas mais legais da Unity é a forma que se trabalha com os GameObects através dos componentes e a facilidade que é para organizar tudo na cena.

Uma coisa que dá para fazer quando estiver em gameplay e editando um componente em tempo real, seria clicar com o botão direito do mouse na aba do componente e selecionar a opção "Copy Component". Depois quando sair do gameplay vai voltar os valores originais de cada propriedade e o que você ajustou em gameplay vai se perder, mas basta apenas clicar com o botão direito do mouse novamente na aba do componente e selecionar a opção "Paste Component Values". Isso vai aplicar no componente a configuração que você definiu e copiou em gameplay.
 
Avatar do usuário
Superbomber
Experiente
Experiente
Mensagens: 293
Registrado em: Sáb Jun 04, 2016 9:02 pm
Localização: Natal-RN
Karma: 296

Re: [Unity][Tutorial]Usando a interface

Seg Nov 21, 2016 12:21 pm

Conteúdo inútil abaixo, não leia!
SPOILER: Clique para ver o conteúdo


Excelente trabalho e iniciativa Sants.
Acho bem organizada a interface do Unity, nunca o cheguei a usar muito a sério mas já fiz uns testes a um bom tempo atrás. (Na versão 3.5)

Ótimo conteúdo, continue com o trabalho. :flw:
1
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes