Alex FC
Administrador
Administrador
Autor

Contato:

[08/06/2018] Atualizações no fórum

Sex Jun 08, 2018 11:59 am

Atualização - 08/06/2018:

Esta atualização traz as seguintes melhorias/modificações:

• Os posts passam a ser categorizados por TAGS. As categorias antigas agora são as chamadas 'Tags principais' que aparecem no topo do fórum;

Imagem
  • A 'Nuvem de tags foi removida', porém as Tags mais populares são mostradas no topo do fórum em 'Tags mais usadas';

Imagem
  • Widget de 'tópicos recentes' foi removido, porém os tópicos recentes serão mostrados diretamente na página inicial evidenciando os assuntos recentes da comunidade;

Imagem
  • As 'Tags principais' e algumas tags populares possuem ícones;
  • O editor em modo 'WYSIWYG' foi desabilitado para não ocorrerem bugs na formatação dos textos;
  • Alterações visuais em várias partes do fórum;

[10/06/2018] Atualizações:
  • Categorias recolocadas, porém mais resumidas;
  • Remoção do botão postar, já que as categorias estão de volta;
  • Widget do Twitter adicionado na home;
  • MCHAT substituído pelo Widget do Discord;
* Pode ser necessário limpar o cache do navegador.

Mudanças futuras:

Há outras mudanças planejadas para o fórum. Porém é necessário dar um passo de cada vez. Essas alterações fazem parte de um esforço para manter a comunidade ativa e retomar o caminho do crescimento.

A Staff do fórum também sofrerá alterações com dispensas, promoções, convites e afins. Aproveito para agradecer os moderadores junior.rod2 e guimaraf que mesmo com pouco movimento têm feito uma colaboração imprescindível.

As redes sociais serão reativadas, e nelas serão postados os melhores conteúdos do fórum como: jogos, tutoriais, videos, exemplos e etc.

Sugestões:

Alguma sugestão? Encontrou um bug? Gostaria de ver alguma funcionalidade nova no fórum? Deixe seu comentário. Responderei a todos os questionamentos.

Atenciosamente,

Administração

Contato: contato@tgmbrasil.com.br
1
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Tags:

Dotted Chaos
Membro
Membro

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Sex Jun 08, 2018 8:43 pm

Po, bacana, não tem ninguém participando mas dar um tapa no visual (e olha, ficou pior na verdade) era tudo que a comunidade precisava!

Alex FC
Administrador
Administrador
Autor

Contato:

Sex Jun 08, 2018 9:15 pm

Olá Fabio,

Ironias a parte, não sou nenhum mágico, então não pretendo fazer mágicas. Não espero que do dia pra noite a comunidade retome o crescimento por causa dessas primeiras mudanças. Mesmo sendo ruins, como você disse, acho importante que haja essa situação.

Enfim, ainda tem muito chão pela frente. Se é uma subida ou uma descida vai depender muito também do interesse dos que ainda acessam a comunidade, para fornecer o feedback necessário.

FLWS!

Imagem

Dotted Chaos
Membro
Membro

Sex Jun 08, 2018 9:43 pm

Depois de 2 meses daquela última conversa tu vem dizer que:
Mesmo sendo ruins, como você disse, acho importante que haja essa situação.

O lance é justamente esse, não houve mudança, é tipo pegar uma camisa e virar no avesso ao invés de lavar.

Se é uma subida ou uma descida vai depender muito também do interesse dos que ainda acessam a comunidade, para fornecer o feedback necessário.

Qual tua definição de "os que ainda acessam", porque tem gente que usa como espaço de divulgação apenas.

Alex FC
Administrador
Administrador
Autor

Contato:

Sex Jun 08, 2018 10:32 pm

Bom, 2 meses atrás eu iria fechar o fórum. Tive sérios problemas familiares e demorei retomar minhas atividades. Até peço desculpas por não ter respondido naquela oportunidade. Depois do apoio que recebi, decidi retomar meus projetos, "fazer algo que me diverte", retomar também o caminho de desenvolvedor de games. Isso só vai acontecer estudando mais e trocando experiências em um espaço que tem esse potencial. Eu tenho que recomeçar de algum lugar, então resolvi tentar mais uma vez. 

O fórum de agora só esta servindo para 'dúvidas e divulgação'. E pra que comece haver discussões sobre 'game-design', 'eventos e workshops', 'mercado', 'carreira', 'como abrir empresa no ramo de games', 'compra/venda de serviços', 'universidades', 'leis e suas aplicações nos games' e muitos outros tópicos importantes, é necessário atrair pessoas dispostas a contribuir. Isso vai ser bem difícil, até porque me falta muito conhecimento. Então não pretendo fazer isso sozinho.

Então, posso tentar?

FLWS!

Imagem

Dotted Chaos
Membro
Membro

Sex Jun 08, 2018 10:46 pm

Bom, 2 meses atrás eu iria fechar o fórum. Tive sérios problemas familiares e demorei retomar minhas atividades. Até peço desculpas por não ter respondido naquela oportunidade.

Naquela altura sua última colocação foi:
2 meses atrás escreveu:
Eu poderia dar inúmeras desculpas ou dizer que tenho algum plano mirabolante que vai dar sobrevida à comunidade. Mas a verdade é que não há plano algum, apenas ideias vagas e repetidas.

Daquilo pra agora você achou que seria uma boa aproveitar que o bagui já tá ai mesmo e dar uma garibada no template, postar umas paradinha nas redes sociais pra por ali bonitinho no widget, etc.

Então, posso tentar?

Acho hilário você usar esse tom vitimista. Vou até quotar aqui uma passagem de antes:
[quote=Você]Mas como você falou, o estado atual é consequência do que foi plantado lá atrás e atitudes a esta altura do campeonato já não importam mais.[/quote]

Mas pra não vir chorar depois que ninguém apoiou, recomendo procurar o Dharrison, ele também tinha um plano super supimpa pra fazer do forumeiros uma espécie de laboratório didático com crianças em idade escolar.

Alex FC
Administrador
Administrador
Autor

Contato:

Sex Jun 08, 2018 11:25 pm

Fabio, como falei, eu ia fechar o fórum, não tinha cabeça pra mais nada, tinha jogado a toalha. É óbvio que o que disse lá vai contradizer o que falo aqui. O jeito é dar tempo ao tempo, só assim e com muito trabalho algo vai dar frutos.

Agradeço os comentários e espero que no futuro diminuamos essas divergências em relação ao fórum.

FLWS!

Imagem

Dotted Chaos
Membro
Membro

Sáb Jun 09, 2018 12:02 am

eu ia fechar o fórum, não tinha cabeça pra mais nada, tinha jogado a toalha. É óbvio que o que disse lá vai contradizer o que falo aqui

Deixa eu desenhar... tu já ""jogou a toalha"" e depois voltou atrás 2 vezes em menos de 1 ano. Mas mais do que isso, a forma como encara tudo o que aconteceu só me leva a crer que já não é mais pela comunidade e sim por um apego puramente pessoal (ou seja, vai jogar a toalha de novo daqui 2-3 meses, quando perceber que nada mudou).

O jeito é dar tempo ao tempo

Vou fingir que não li isso.

Alex FC
Administrador
Administrador
Autor

Contato:

Sáb Jun 09, 2018 12:06 am

RETROG8 escreveu:
eu ia fechar o fórum, não tinha cabeça pra mais nada, tinha jogado a toalha. É óbvio que o que disse lá vai contradizer o que falo aqui

Deixa eu desenhar... tu já ""jogou a toalha"" e depois voltou atrás 2 vezes em menos de 1 ano. Mas mais do que isso, a forma como encara tudo o que aconteceu só me leva a crer que já não é mais pela comunidade e sim por um apego puramente pessoal (ou seja, vai jogar a toalha de novo daqui 2-3 meses, quando perceber que nada mudou).

O jeito é dar tempo ao tempo

Vou fingir que não li isso.

Ok, vamos ver como isso termina então.
1

Imagem

None
Colaborador
Colaborador

Sáb Jun 09, 2018 1:45 am

Não querendo entrar no mérito da discussão (mas já entrando), acho que a culpa da falta de movimento tem mais a ver com o Game Maker (YoyoGames) do que com a comunidade, de 5~6 anos para cá surgiram outras engines muito boas e o que o Game Maker fez foi basicamente ficar mais caro, ano passado ele lançou a versão 2 do studio, o que é uma grande melhoria, mas boa parte da comunidade migrou para outras engines, ainda mais no Brasil onde o Studio 2 ta valendo cerca de 300 reais...

Enfim, o que me incomodou foi a falta das ultimas postagens e a organização, procurar por tags é uma boa ideia, mas isso como um mecanismo de pesquisa não como elemento  estruturante (Acho que estou soando meio confuso).

Eu acho que seria legal dar uma orientação mais clara para quem esta iniciando, tipo um tópico sobre "Por onde começar" ou algo do tipo, daí explica o que é o game maker, ensina a baixar, pode levar a pessoa para os vídeos do Alex, explicar tipos de jogos, dar aquelas dicas para começar fazendo um pong e não um zelda, dar uma orientada para quem chegou aqui através do google.

Eu particularmente gostaria que os elementos em destaque fossem as perguntas e não alguns tópicos super antigos, porque pelo que eu vejo a maior parte de usuários vêm aqui justamente para tirar alguma dúvida, então se eles conseguirem achar isso antes fica melhor para eles, creio que o fórum deveria ser moldado pela demanda dos novos usuários (e ao que tudo indica a demanda é resolução de problemas) e não pelo ideal (seria muito legal se tivessem Game Jams todo semestre, mas infelizmente não é a realidade).

Enfim, só comentando, sei que este tipo de coisa da muito trabalho e é cansativa.
Boa sorte e parabéns ao Alex e aos demais moderadores por manter o fórum õ/
Cachorro-quente!!!

Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx