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dharrison
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TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Qui Dez 22, 2016 10:41 am

TGMBR JAM#002
TÓPICO DE DISCUSSÃO 

Salve pessoal, belezinha?
Bora pra mais um JAM, iniciando em 13 de Janeiro de 2017, mas até lá vamos discutir temas, regras, expectativas e aspectos relacionados ao Concurso que queiram opinar, questionar, sugerir e/ou criticar.

Deixarei a postagem anterior dentro de um spoiler para quem quiser conferir, mas foi algo feito no impulso então está morto e enterrado para fazermos juntos algo melhor.

Qual era a ideia inicial?

Definir um tema para cada participante
Eu pretendia usar o gerador de aventuras Chaotic Shiny, onde o participante diria um número aleatório e receberia o tema, algo como *The heroes need to get the white greatsword from the legendary hero's tomb.* ou *Os heróis devem pegar a montante branca da tumba do herói lendário.*
Minha intenção era tentar fazer o sistema de Temas ser um pouco mais livre e dar mais variedade aos jogos.

Pagar do meu bolso os jogos da Premiação
Foi isso que gerou a urgência que atrapalhou tudo, vi alguns jogos em promoção e teria que comprá-los logo par poder ter uma premiação a oferecer. Peço desculpas pela imprudência.

Por isso até deixo a questão: que tipo de premiação vocês acham interessante haver?

Não posso arcar com custos altos, mas conversando com outros membros da Staff podemos talvez chegar a um acordo entre aquilo que vocês opinarem e aquilo que tivermos cash para bancar :sorrir:

Movimentar o Fórum
Voltei para a administração do fórum para fazer isso. Web nunca foi meu forte, na antiga GMBR eu cuidava da parte organizacional, voltei com os Concursos Quinzenais quando fazia quase um ano que não havia mais CQs, fiz escolhas ousadas em alguns deles e tal, mas é assim que aprendemos: tentativa e erro.
Considero meu trabalho na GMBR como concluído e sou feliz por ter feito o melhor que pude. Desde que me cadastrei neste novo fórum quando ele nasceu, já havia deixado de lado a administração.

Recentemente me loguei apenas para matar a saudade, e vi que tudo havia mudado, e alguns membros das antigas solicitaram minha ajuda novamente, por isso estou de volta, mas também estou bem enferrujado :P

Somos um fórum de desenvolvimento de jogos, nos alimentamos de jogos e feedback. JAMs e Concursos são a melhor ferramenta que temos para incentivar o desenvolvimento e gerar feedback em nossos projetos. Se você fizer o mesmo game, dentro de um concurso e fora dele e divulgar, o feedback por conta do concurso será sempre maior.

E se hoje somos uma comunidade, um fórum, é porque queremos que nossos jogos sejam vistos, comentados e jogados.


Então vamos nos alinhar para criar um JAM que nos proporcione essa experiência e satisfação que só conseguimos sendo uma comunidade unida e produtiva  :pele:


Tópico Antigo:
SPOILER: Clique para ver o conteúdo

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dotCHAOS
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Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Qui Dez 22, 2016 12:07 pm

dharrison escreveu:
Votação: Os membros da comunidade irão votar nos jogos estabelecendo um ranking.

Avaliarei os jogos e haverá também um tópico para votação. A avaliação terá caráter classificatório, com notas de 0 a 5 para Gráficos, Som, Jogabilidade (Programação/Bugs) e Criatividade. Jogos com duas ou mais notas abaixo de 2 podem ser desclassificados (dependerá também da votação).

Para votação dos membros haverá um tópico semelhante ao JAM anterior, que será linkado aqui.

Velho, isso ficou muito pouco coeso, sobretudo para um evento anunciado assim do nada. O Jam anterior teve mais de uma semana de antecipação, mas por conta das informações ambíguas ou interpretativas muita gente ainda tirava dúvidas quando o prazo já estava na metade (sem dizer a confusão que fica quando um participante que se focou em produzir o jogo acaba tomando ciência das mudanças apenas quando alguém comenta sobre).


dharrison escreveu:
Vamos pegar leve, afinal é fim de semana de Natal e pode ser difícil para muitos participarem. Se não conseguirmos participantes o suficiente, os temas serão cancelados (para que os participantes recebam novos temas), e prorrogaremos para a segunda semana de Janeiro (porém a premiação pode ser alterada ou cancelada).

Usarei um gerador aleatório de temas de aventuras para fornecer um tema diferente a cada participante. Comente nesse tópico algo como "Participarei do JAM" e escolha um número de 1 a 6. Responderei neste mesmo tópico o seu TEMA. Não é permitido trocar de TEMA, ou usar o TEMA de outro participante.
Caso queira desistir do JAM pelo TEMA recebido, é uma opção sua...

Aqui sinceramente ficou pior ainda, já que é dito uma coisa que altera outra que, por sua vez, vem mais à frente no texto.


dharrison escreveu:
Todas as informações poderão ser trocadas durante o evento. O importante é que contenha todas preenchidas às 23:59 do dia 15/11.

Lógico que é apenas um resquício do copy> paste que passou despercebido... a questão porém é se não há mais situações como esta no texto (e que não são óbvias como o caso da data passada).
 
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Gonzo
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Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Qui Dez 22, 2016 2:17 pm

Na minha humilde opinião de jagunço sortear temas aleatórios emplicara em menos participantes, 
caso tenha alteração nesse quesito estou pensando em participar se tratando de uma coisa rápida e indolor 
......∩____∩............_______...
......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Não seja uma cabrita selvagem "tutankhamun"
 
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dharrison
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Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Qui Dez 22, 2016 9:55 pm

Organizei o tópico rápido por causa da premiação, mas se acham melhor elaborar algo com mais calma podemos cancelar este e agendar algo. :sorrir:
Sobre o tema foi só algo para dar um desafio a mais e sair da monotonia mesmo.
 
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Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Qui Dez 22, 2016 10:13 pm

Para uma Jam, primeiro é necessário criar alguma publicidade, assim as pessoas podem se preparar e então decidir se podem ou não participar.
 
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Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Qui Dez 22, 2016 10:14 pm

dharrison escreveu:
se acham melhor elaborar algo com mais calma podemos cancelar este e agendar algo

Acho. O engajamento pra esse concurso seria quase zero, da forma como está.
 
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Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Qui Dez 22, 2016 11:20 pm

Olha, cara... não é por desmerecimento não, mas esse Jam já começou todo errado.

A primeira falha é a falta de organização no próprio tópico. É fácil perceber que existem partes que não foram bem explicadas e outras literalmente copiadas diretamente do tópico do primeiro Jam (percebe-se isso pelas datas de início e término anunciadas). E se há uma falha justamente na postagem principal, que seria onde o participante seria apontado para tirar maiores dúvidas, como será possível garantir que alguém participe sem se sentir arriscado a ser desclassificado por uma má interpretação das regras?

A segunda falha foi a maneira de como o Jam foi anunciado. Não se pode simplesmente chegar, anunciar e dizer que vai começar agora. Existem várias razões para isso: as pessoas precisam, primeiramente, tomar conta da existência da competição, e isso não é feito faltando apenas algumas poucas horas antes da data de início (principalmente se um determinado usuário entra em um horário que antecede ao da postagem). Mas existe também outra razão pela qual isso não é plausível...

A falta de feedback dos usuários! De todas as falhas, esta é sem dúvida a pior delas! Cara, leia o tópico de discussão do primeiro Jam e veja quantas falhas não tinham lá também. A perspectiva do primeiro Jam era, em resumo: "daremos início numa data qualquer, vão ter de 4 a 5 jogos, notavelmente todos feitos usando GameMaker e com versões executáveis para download, além de uma premiação que exigirá uma meta que nunca antes foi atendida, desde os CQ's finais ocorridos na antiga GMBR". Só que o simples ato dos próprios participantes em potencial reclamarem sobre as coisas mudaram completamente o destino da competição:

  • O tópico foi alterado para que ficasse mais claro que era permitido o uso de qualquer ferramenta, game engine ou linguagem de programação (o requerimento "é necessário um executável Windows" foi alterado para "é necessário pelo menos poder ser testado usando Windows", por exemplo).
  • Após insistência por parte dos usuários e de uma votação, a data foi trocada para uma outra onde os participantes teriam mais tempo livre para se dedicar ao desenvolvimento.
  • Após alguns avisos, foram colocados vários banners na página inicial do fórum.
  • Após mais insistência por parte dos usuários, a cota mínima de participação para premiação foi reduzida.
  • O tema escolhido, que no "universo GameMaker" funcionaria com tudo bonitinho sendo apenas "duas teclas", logo foi melhor explicado, de forma que também fossem válidos os jogos mobile, que não possuem teclas e precisam de botões virtuais para atender o tema.

E provavelmente mais outras coisas foram alteradas e/ou melhoradas também. O primeiro Jam fez algo que este simplesmente não fez, que foi escutar o que os que querem participar de fato querem ter ou poder fazer na competição, e no caso deste, você apenas chegou, postou o tópico e foi embora. Não houve uma discussão, uma contestação, uma explicação... nada.

dharrison escreveu:
Organizei o tópico rápido por causa da premiação, mas se acham melhor elaborar algo com mais calma podemos cancelar este e agendar algo. :sorrir:


Não é simplesmente cancelar e criar outro, cara. É preciso perceber o porquê da competição ter dado errado, e nesse caso, cito os motivos que escrevi acima. Tente ter mais contato com o pessoal para saber o que eles realmente querem. Você pode fazer isso simplesmente fazendo o que o Alex FC fez no primeiro Jam: ouvir, entender a falha e corrigir (mas não com o infame "no próximo vamos corrigir" - flexibilize o Jam se for preciso, mas corrija para este, não para um outro que ninguém sabe quando ou se vai ter). Só gostaria que existisse isso, nada mais.

Enfim, peço desculpas se isso soou ofensivo, definitivamente não foi minha intenção. Quis citar o que considero serem falhas deste concurso e pedir para que este e os próximos adotem mais a ideia de "vamos escutar a comunidade e tentaremos ajustar na hora" ao invés do clássico "no próximo concurso nós faremos melhor".

o/
1
 
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dharrison
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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Sex Dez 23, 2016 1:50 am

Pessoal infelizmente não vou conseguir responder os comentários acima citando ponto a ponto, mas fiz uma leitura geral e modifiquei completamente a postagem original.
Vamos focar agora nas novas informações para que eu possa com a ajuda de vocês tornar esse segundo JAM viável, divertido e maximizar a adesão de participantes :sorrir:

Vou ler os tópicos antigos apontados e estou aberto a sugestões, vamos alinhar qual o melhor tema ou gênero, quero saber se a data de 13 de Janeiro, que é uma sexta feira, é um bom dia para começar e etc.

Conto com todos e obrigado pelas críticas até agora  :yes:

Vamo nessa  :pele:
 
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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Sex Dez 23, 2016 10:38 pm

Creio que seja uma boa ideia um tema diferente por participante.

A premiação eu veria como mais satisfatório um troféu, medalha ou semelhante para ser guardado como um item significativo ao sucesso na competição.

Não recomendo uma votação aberta ao público, já que o mesmo não segue um critério de avaliação mas sim um gosto pessoal.
Talvez apenas como pontuação extra ao vencedor da votação.

Algo que poderia incentivar os membros é dar-lhes um motivo para participar.
Estamos em um fórum sobre desenvolvimento, o que ppderia incentiva-los?

É claro que seu jogo ter visibilidade é algo bastante motivador.
Ao invés de fazer um concurso rápido onde os usuários fazem jogos pequenos, poderia fazer algo mais duradouro (1 mês, por exemplo) e oferecer como primeiro prêmio publicidade de seu jogo, coloca-lo na Greenlight ou algo semelhante.
Qualquer atitude que desse visibilidade ao jogo do indivíduo.

Por fim, recomendo criar o anúncio do inicio do concurso somente quando decidi-lo em definitivo.
Ficar fazendo mudanças após o início pode ser confuso para os participantes.
No JAM #001 vi alguns participantes seguindo regras que não estavam mais em vigor.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script
 
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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Sáb Dez 24, 2016 5:52 am

Superbomber escreveu:
Creio que seja uma boa ideia um tema diferente por participante.

A premiação eu veria como mais satisfatório um troféu, medalha ou semelhante para ser guardado como um item significativo ao sucesso na competição.

Não recomendo uma votação aberta ao público, já que o mesmo não segue um critério de avaliação mas sim um gosto pessoal.
Talvez apenas como pontuação extra ao vencedor da votação.

Algo que poderia incentivar os membros é dar-lhes um motivo para participar.
Estamos em um fórum sobre desenvolvimento, o que ppderia incentiva-los?

É claro que seu jogo ter visibilidade é algo bastante motivador.
Ao invés de fazer um concurso rápido onde os usuários fazem jogos pequenos, poderia fazer algo mais duradouro (1 mês, por exemplo) e oferecer como primeiro prêmio publicidade de seu jogo, coloca-lo na Greenlight ou algo semelhante.
Qualquer atitude que desse visibilidade ao jogo do indivíduo.

Por fim, recomendo criar o anúncio do inicio do concurso somente quando decidi-lo em definitivo.
Ficar fazendo mudanças após o início pode ser confuso para os participantes.
No JAM #001 vi alguns participantes seguindo regras que não estavam mais em vigor.

Falou tudo!
Eu também compartilho dessa visão, acredito que seria legal fazer uma jam que desse a chance de criar um jogo mais sólido, assim tbm seria uma jam diferente das demais famosas (como LD  GGJ e outras).
O prêmio eu acho q seja legal colocar algo simbólico (ao invés de dar algo que custe grana para alguém) e ajudar com a divulgação e exposição dos melhores jogos, ou dos classificados.
Fazer algo diferente também para o tema seria muito bom (um tema pra cada um eu acho ruim, pois seria muito difícil comparar e avaliar todo mundo depois), não precisa ser um tema genérico em si, pode ser uma coisa mais ampla ou uma meta do que cada jogo precisa ter, ex.: precisa ter 3 fases, precisa ter 5 inimigos diferentes, ou o personagem do jogador precisa ser assim ou assado... enfim, isso aí foi só uma sugestão mas colocar algo diferente que de pras pessoas se divertirem mais sempre é legal :D

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