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itallo
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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Sáb Dez 24, 2016 9:08 am

O propósito da JAM é desenvolver jogos em pouco tempo.
Recomendo um tema único para todos, isto evita possíveis vantagens e desvantagens. Há temas que são mais fáceis ou difíceis de serem explorados. 
O prêmio com valor em R$ ajuda e muito a incentivar os participantes, eu mesmo estou muito satisfeito por ter alcançado o segundo lugar na JAM anterior, o resultado disto é o vício incontrolável em rocket league rsrs.
A JAM poderia iniciar dia 5 de janeiro pois muitas escolas começam as aulas ainda em janeiro, então quanto antes começar o concurso mais tempo todos terão para desenvolver bem o game.
Quem sabe utilizar o Chaotic Shiny para escolher 5 temas, depois os membros do fórum votam para escolher o tema da competição, eu particularmente gosto muito de temas que nos obrigam a fazer uso da criatividade para desenvolver um gameplay fluido dentro de um limite, seja de tecla, número de objetos,  display, room e etc.. Este é desafio que aguça o desenvolvimento UX.

Aguardo o tópico de anúncio da JAM, estou ansioso para participar. =)
E aos membros do fórum que gostam de criticar, sejam calmos e peguem leve no teor ofensivo das críticas, nenhum administrador do fórum recebe para administrar(penso eu), antes de encher-se de ódio e liberar sua fúria pare e pense, o que você fez de melhor?!?

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WellingtonBecker
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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Sáb Dez 24, 2016 9:56 am

Na minha humilde opinião não precisa fazer um tema para cada jogador, e sim, um fator que crie uma restrição aos jogos como foi feito na primeira jam (duas teclas).
 
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chicoweb
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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Sáb Dez 24, 2016 2:48 pm

Aguardo o tópico de anúncio da JAM, estou ansioso para participar. =)

E aos membros do fórum que gostam de criticar, sejam calmos e peguem leve no teor ofensivo das críticas, nenhum administrador do fórum recebe para administrar(penso eu), antes de encher-se de ódio e liberar sua fúria pare e pense, o que você fez de melhor?!?

Principalmente porque o dharrison o trabalho dele foi impecável na antiga gmbr.
Sem querer puxar o saco mas reconhecendo a dedicação dele, eu acredito que de qualquer maneira que ele organize o jam vai dar certo.
A unica ressalva é mesmo a respeito do tema, muito boa a ideia parecida com a do jam que vai eliminando os temas a te chegar ao final.
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Rodrigo Santiago
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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Seg Dez 26, 2016 11:35 am

Me parece que os JAMs estão fazendo a gmbr aprender muita coisa, principalmente a administração. Gostaria de ser direto ao ponto, minhas sugestões :

1 - Veja os comentários e sugestões antes de criar o tópico final  e não altere mais nada
2 - Uma cláusula excepcional para violações de regras, algo como "Em caso de violação não intencional das regras sua participação estará sujeita a avaliação", pra evitar complicações bobas...
3 - Banners, Baannnnnneeerrss !!! Divulgação no facebook, twiter, instagram, youtube, tumblr, redditte, deepweb ...

No mais, também acho melhor o tema ser restritivo a mecânica do jogo do que dos enfeites.
 
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dharrison
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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Seg Dez 26, 2016 12:11 pm

Superbomber escreveu:
1) A premiação eu veria como mais satisfatório um troféu, medalha ou semelhante para ser guardado como um item significativo ao sucesso na competição.

2) Não recomendo uma votação aberta ao público, já que o mesmo não segue um critério de avaliação mas sim um gosto pessoal.
Talvez apenas como pontuação extra ao vencedor da votação.

3) É claro que seu jogo ter visibilidade é algo bastante motivador.
Ao invés de fazer um concurso rápido onde os usuários fazem jogos pequenos, poderia fazer algo mais duradouro (1 mês, por exemplo) e oferecer como primeiro prêmio publicidade de seu jogo, coloca-lo na Greenlight ou algo semelhante.
Qualquer atitude que desse visibilidade ao jogo do indivíduo.

4) Por fim, recomendo criar o anúncio do inicio do concurso somente quando decidi-lo em definitivo.
Ficar fazendo mudanças após o início pode ser confuso para os participantes.
No JAM #001 vi alguns participantes seguindo regras que não estavam mais em vigor.

1) Também acho legal, mas a complicação de um prêmio físico é a questão de frete e tal. Pode acabar ficando mais caro que um jogo ou licença de uma ferramenta.

2) Também imagino como pontuação extra. Para ser uma análise válida, o público teria que pontuar cada aspecto do jogo como uma análise, e muitos não faria isso por conta do trabalho.

3) Os JAMs geralmente são curtos, estou fazendo um JAM primeiro como "bucha de canhão" para ver como está a "pegada" da comunidade. Mas concursos maiores certamente são mais interessantes.
Não garanto a questão do Greenlight por ser algo mais complicado, mas estudaremos outras formas de dar visibilidade ao jogo, isso realmente é a premiação mais interessante.

4) Pela data definida atualmente acredito que consigamos ir moldando o JAM até lá, mas caso fiquem muitas coisas em aberto, realmente é melhor postergar a data para deixr tudo redondo antes de iniciar.

gillenew:

5) acredito que seria legal fazer uma jam que desse a chance de criar um jogo mais sólido, assim tbm seria uma jam diferente das demais famosas (como LD  GGJ e outras). 

6) O prêmio eu acho q seja legal colocar algo simbólico (ao invés de dar algo que custe grana para alguém) e ajudar com a divulgação e exposição dos melhores jogos, ou dos classificados.

5) Como dito, realmente é interessante termos concursos de maior duração, mas é característica dos JAMs serem curtos. Dependendo da recepção desse segundo JAM, começaremos a planejar Concursos Quinzenais e Concursos Mensais.

6) A parte de divulgação foi dito no item 3, mas sobre premiação simbólica, mais sugestões pessoal? :sorrir:


itallo:

7) O prêmio com valor em R$ ajuda e muito a incentivar os participantes, eu mesmo estou muito satisfeito por ter alcançado o segundo lugar na JAM anterior, o resultado disto é o vício incontrolável em rocket league rsrs.
8) A JAM poderia iniciar dia 5 de janeiro pois muitas escolas começam as aulas ainda em janeiro, então quanto antes começar o concurso mais tempo todos terão para desenvolver bem o game.

7) As opiniões estão sendo mistas, talvez façamos a votação para decidir a premiação  :u:

8) Acredito que não daria tempo de alinhar tudo até dia 05, vide como as respostas ao tópico estão num ritmo mais lento.


Rodrigo Santiago:
Me parece que os JAMs estão fazendo a gmbr aprender muita coisa, principalmente a administração. Gostaria de ser direto ao ponto, minhas sugestões :

9) - Veja os comentários e sugestões antes de criar o tópico final  e não altere mais nada
10) - Uma cláusula excepcional para violações de regras, algo como "Em caso de violação não intencional das regras sua participação estará sujeita a avaliação", pra evitar complicações bobas...
11) - Banners, Baannnnnneeerrss !!! Divulgação no facebook, twiter, instagram, youtube, tumblr, redditte, deepweb ...

9) Sim, essa é melhor forma de proceder :u:

10) Anotado!

11) Haha, sim, divulgação é importante. Sem a parte social a própria criação de jogos se torna meio sem graça.


Pessoal tentei responder várias questões, e relacionado ao Tema eu omiti nesse primeiro momento pois vou reunir todos os comentários sobre temas para fazer um levantamento, como se fosse uma votação.

Obrigado a todos pelo feedback! Vamos continuar a discussão :pele:
 
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chicoweb
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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Ter Jan 10, 2017 2:16 pm

Ea aew pessoal feliz 2017 pra todos.
Acho que agora que se passaram as festas de fim de ano o jam poderia ser revisto.
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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Ter Jan 17, 2017 9:55 am

Não vai ter jam?
 
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Gonzo
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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Ter Jan 17, 2017 11:17 pm

Vai nada, o pessoal tá se preparando pro carnaval, Loló e lança perfume, tá amarrado123   ;(
......∩____∩............_______...
......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Não seja uma cabrita selvagem "tutankhamun"
 
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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Qui Jan 19, 2017 1:49 pm

saim escreveu:
Não vai ter jam?

Não, não vai ter Jam.

Sejamos sinceros em dizer que a falta de interesse é culpa de ambas as partes: de vocês mesmos e da própria administração, começando por este primeiro.

Comparado a tudo que li no tópico do primeiro Jam, este aqui foi inexpressivo. Apesar de o tópico de discussão ter permanecido em aberto para novas ideias e sugestões relacionadas a como deveria ser a competição, este tópico foi ignorado por praticamente todos os usuários ao ponto em que este permaneceu o mês inteiro escondido na lista de últimos assuntos. Sejam sinceros: vocês consideraram um punhado de dúvidas de GameMaker mais do que a possibilidade de ter outro Jam, e isto pode ser percebido pelo tempo que levou até alguém de fato chegar e tomar coragem de perguntar o que houve (mas apenas isso, não houve proposta, contestação ou ideia no meio do questionamento), ao passo que todo o punhado de dúvidas de GameMaker foram devidamente respondidas. Não há desculpas para isso... :roll:

A administração também tem sua culpa: tirando a reação inicial, não houve mais resposta. Talvez até entrem, mas quando isso acontece, apenas lêem e depois saem, sem dar satisfação ou mesmo um progresso. Isto já era realidade no antigo tópico de melhorias (que, vejam só, também foi enterrado). A sensação que se tem ao visitar este fórum é de que não realmente existe uma staff, exceto por um ou outro usuário com nome colorido, mas que provavelmente não possuem envolvimento algum com o que se passa ou então sequer sabem o que está acontecendo também (o que seria mais estranho ainda, afinal, os envolvidos na staff não sabem o que a própria staff está fazendo?). Em consequência disso, nenhuma satisfação é dada, pelo menos não até que sejam questionados explicitamente, não existindo sequer motivação de se responder de forma espontânea.

Honestamente, não entendo a verdadeira razão de a administração abandonar um fórum que eles mesmos bancam, e de uma certa forma, não posso rebater essa porque no final isso provavelmente não é da minha conta. Mesmo assim, é uma situação bem esquisita. A antiga GMBR da Forumeiros passou por mudanças e já não é forçadamente redirecionado para cá, dando a entender que alguma coisa deve estar acontecendo por trás das cortinas (não duvidaria que isto significasse algum projeto de reabertura do fórum da Forumeiros, de uma certa forma). Olhando o estado atual deste, o mais inevitável é que ele eventualmente seja fechado, talvez sem nem mesmo notificar os próprios usuários (uma verdadeira falta de respeito, ao meu ver).

o/
 
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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Qui Jan 19, 2017 10:18 pm

Gonzo escreveu:
Vai nada, o pessoal tá se preparando pro carnaval, Loló e lança perfume, tá amarrado123   ;(

Troque carnaval por iniciativas pessoais e você terá a resposta. Isso me remete aquela icônica frase em Tropa de Elite 2 - "O sistema trabalha pra resolver os problemas do próprio sistema" - e o que acontece aqui (de tempos) não é diferente.

O Jam anterior pode ser considerado o melhor evento já realizado na GMBR, mas em questão de conversação entre realizador e participantes. A staff em si não se conversa, cada membro está isolado em suas próprias iniciativas (o esgotamento do Alex que culminou em afastamento total da comunidade e até das pessoas que estão nesse meio é uma clara consequência disso).

Vocês já tiveram inúmeras "dicas" de que o ambiente não é mais como antes... é como aquelas escolas de informática de bairro, já tiveram sua relevância mas agora estão limitadas a um nicho extremamente específico de clientes.

Quem ainda tem interesse em participar de algum evento de gamedev amador, sugiro buscar os Jams do itch.io ou GameJolt. Não faltam opções de prazos e temas, além de oferecer muito mais feedback que qualquer concurso do fórum desde os tempos do forumeiros (sobretudo aos que utilizam o twitter, já que o pessoal cria hashtags do evento pra compartilhar material durante a produção dos jogos).

Agora se a pessoa ainda valoriza mais uma premiação com coisas como:

- Uma key de um jogo em promoção no Steam por R$5-R$10;
- Uma key antiga que o dono não usa mais ou recebeu de graça em algum Bundle;
- Uma medalinha no perfil que nem aparece em sua página de perfil;

...nesse caso, aguardem um pouco até que uma nova migração (ou coisa parecida) aconteça, pois é provável que façam um evento de inauguração =]
Editado pela última vez por scratchware_dev em Qui Jan 19, 2017 11:25 pm, em um total de 1 vez.

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