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Include files vs IDE resorces

Qua Dez 12, 2018 6:58 pm

Boa tarde, pessoal.

Seguinte... Eu estou incluindo músicas ao meu jogo. No debug mode eu vi que a inclusão de apenas uma música no projeto acrescentou 30MB no gasto de memória!
Então pesquisei e descobri que arquivos .ogg podem ser incluídos externamente via "included files". Realmente ajudou pq aí aumentou só 1MB. Só que eu li que ao criar o EXE, os included files são incorporados a ele assim como os arquivos internos do projeto.
Minha pergunta é se no fim, esse recurso não ajuda como pensei?

É isso. Valeu qualquer help.

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Re: Include files vs IDE resorces

Qua Dez 12, 2018 7:08 pm

A decodificação de ogg geralmente exige mais da memória do que MP3, você pode testar com MP3 e ver se o resultado melhora.
Cachorro-quente!!!

Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
 
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Re: Include files vs IDE resorces

Qua Dez 12, 2018 11:11 pm

None escreveu:
A decodificação de ogg geralmente exige mais da memória do que MP3, você pode testar com MP3 e ver se o resultado melhora.

Mas os 30MB que deu foi com um mp3 como recurso do jogo. Você sabe se usando a música como arquivo incluído o uso da memória é a mesma que a de recurso interno quando criamos um executável? Puxando a música como arquivo incluído, o gasto de memoria foi de 9MB contra 38MB quando usei a música salva dentro do projeto.
 
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Re: Include files vs IDE resorces

Qui Dez 13, 2018 9:11 am

Na minha cabeça os dois deveriam dar na mesma quando o jogo é compilado, porém o que eu penso é irrelevante. Nunca fiz o teste para ser honesto.

Dá uma olhada neste tópico aqui, talvez te ajude

https://forum.yoyogames.com/index.php?threads/audio-settings-to-save-memory-cpu.13310/
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Cachorro-quente!!!

Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
 
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Re: Include files vs IDE resorces

Sáb Dez 15, 2018 2:11 pm

None escreveu:
Na minha cabeça os dois deveriam dar na mesma quando o jogo é compilado, porém o que eu penso é irrelevante. Nunca fiz o teste para ser honesto.

Dá uma olhada neste tópico aqui, talvez te ajude

https://forum.yoyogames.com/index.php?threads/audio-settings-to-save-memory-cpu.13310/

Isso ai None. Quando compilado o uso é o mesmo. Vi pela janela de recursos de memória do windows. Então acho que vou Isar mp3 compressed q segundo o post já ajuda muito ne.
Valeu!
 
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J_Marlon
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Re: Include files vs IDE resorces

Sáb Dez 15, 2018 4:08 pm

Os arquivos colocados no "Included Files" não ficam dentro do Data.win, como os demais arquivos internos do jogo. Eles são extraídos para uma pasta temporária quando você executa o .exe. Na verdade, os .exe standalone do GameMaker não são executáveis de fato [do jogo], mas sim pacotes de extração automática que o GMS cria usando a ferramenta IExpress do Windows.
 
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Re: Include files vs IDE resorces

Qua Dez 19, 2018 11:43 pm

J_Marlon escreveu:
Os arquivos colocados no "Included Files" não ficam dentro do Data.win, como os demais arquivos internos do jogo. Eles são extraídos para uma pasta temporária quando você executa o .exe. Na verdade, os .exe standalone do GameMaker não são executáveis de fato [do jogo], mas sim pacotes de extração automática que o GMS cria usando a ferramenta IExpress do Windows.

Eu sempre achei esses executáveis do GM muito estranhos. Nas pastas dos jogos que compramos, o EXE tem alguns mega e os recursos ficam espalhados por pastas enquanto a pasta do executável do jogo feito no GM não tem nada... Só o próprio executável.
Então VC acha q comprimir a música e executar ela de dentro do projeto é a melhor saída?

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